COMO SER
COORDENADOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA
Maria
das Graças dos Santos Barbosa[1]
Priscilla
Rafaela Zuben de Souza
Roseany
Pinheiro Sedrins
RESUMO: Este trabalho surgiu de algumas entrevistas realizadas a coordenadores de curso à distância na Universidade Federal de Alagoas, com objetivo de saber como acontece a organização dessa modalidade no campus, foram realizadas apenas duas entrevistas, através de um questionário abrangendo questões relativas a quantidade de alunos, ao tipo de seleção, a duração do curso, ao surgimento do mesmo, aos pontos positivos e negativos etc. todas essas perguntas tiveram a finalidade de analisar em que situação se encontra à educação à distância na Ufal. Nos resultados, obtivemos que existem cinco cursos que possuem a modalidade à distância, que são: pedagogia, física, matemática, sistema de informação e administração, mas conseguimos entrevistar apenas dois coordenadores.
Palavras-Chaves: Educação à distância
– coordenadores – UFAL.
INTRODUÇÃO
Esta
pesquisa teve como objetivo conhecer um pouco sobre a modalidade de ensino
Educação à distância, nos cursos da Universidade Federal de Alagoas, para tanto
foram realizadas entrevistas com os coordenadores de cursos de pedagogia e física
com perguntas sobre a temática de EAD. Apesar
de ter sido realizada apenas com dois coordenadores, percebe-se como a educação
na modalidade à distância tem aspectos parecidos, e essa modalidade de ensino é
de grande importância para aqueles que não têm tempo para estudar no modo
presencial, facilitando assim, a formação dos mesmos.
Entrevistamos o professor Kléber Cavalcante Serra,
coordenador de Educação a distância do curso de física, ele se mostrou muito
prestativo em nos fornecer as informações que necessitaríamos, a partir de
nossa conversa ele relatou que o curso na modalidade EAD existe para o curso de
física desde 2007, surgiu de um projeto elaborado pelo prof. Elton ex - diretor
do centro de Educação que o convidou para ser responsável por esse curso, já
que não seria legível que fosse proposto pelo CEDU, o professor Kléber aceitou
a proposta e a partir daí deu-se inicio a organização da primeira turma.
Nos primeiros anos os alunos para a EAD eram
selecionados da mesma forma que os alunos presenciais, através do vestibular,
elaborado pela COPEVE, porém atualmente foi modificada essa forma de ingresso
no curso, primeiro porque 80 % das vagas estão destinadas aos professores, que
por algum motivo atuam na área, mas não possuem a graduação, estes professores
se inscrevem na plataforma Lattes e entram automaticamente sem que seja preciso
fazer prova. O restante das vagas (20 %) são destinadas aos alunos que apenas
terminaram o ensino médio e sentem desejo de ingressarem em uma faculdade a
distância, esses alunos passam por um processo seletivo muito simplificado, uma
prova com 40 questões de física, português e matemática, porém o que acontece é
o seguinte, é muito raro aparecerem professores, normalmente aparecem 3 ou 4 e
não preenche os números de vagas, por isso as vagas restantes são remanejadas
para os alunos que estão vindo do ensino médio.
Ao perguntarmos quantos alunos há no curso
atualmente o professor nos fala que é uma pergunta difícil de ser respondida
atualmente, pois existem na média de 90 alunos que entraram em 2007 no curso e
que não tem mais condições de passarem, pois ainda permanecem no terceiro ou no
quarto semestre, não conseguem mais concluir o curso, pois o curso tem a duração
de 04 anos (normal) ou 07 anos (prolongado) e o tempo limite deles ultrapassa
esses tempos. Porém dos que frequentam atualmente, ele nos informa que são no
total de 130 alunos. Os encontros presenciais acontecem todos os sábados
letivos do ano e duram o dia inteiro sendo que são ministradas uma disciplina
por turno, duas por dia e cinco disciplinas por semestre.
Ao ser perguntado sobre as dificuldades encontradas em
trabalhar na coordenação da EAD, imediatamente ele nos responde que há nenhuma,
pois sempre foi uma pessoa bastante articulada, também nos relata que por ter
frequentado bastante a CIED sentiu-se bastante familiarizado com o cargo e logo
que começou a trabalhar na coordenação convidou duas moças da CIED para
trabalhar juntamente com ele, fazendo o trabalho de escritório com ele, logo
depois consegue, através de seus contatos, que uma jovem secretária financeira
venha trabalhar juntamente com a equipe já formada, com o passar dos anos as
duas moças da secretaria saem, porém ele sempre tem o auxilio de bolsista para
ajudá-lo nos trabalhos de coordenação.
Todavia, segundo ele, existe muito mais na
coordenação de um curso EAD, não é apenas com a organização do espaço que este
tem que se preocupar, a principal atenção se dá em torno da evasão dos alunos,
perguntamos a ele qual o motivo principal dessa evasão e ele nos responde que
se dá devido à falta de mão de obra no mercado, pois um aluno que começa no
curso logo consegue emprego e muitas vezes não terminam o curso, o que é
excelente pra o empregador deste professor, pois o pagamento é inferior devido
este não possuir o diploma.
Outra dificuldade se dá a falta de acesso, em muitos
casos, a internet de qualidade, isso ocorre principalmente com alunos do
interior, também existe uma série de outras dificuldades como, por exemplo: um
aluno do interior necessita uma vez por semana está na cidade polo (Arapiraca e
Maceió) para os encontros presenciais isso acarreta uma série de gastos com
transporte, alimentação e etc. Além da falta de infraestrutura para os encontros
presenciais e a oferta escassa de professores para esta modalidade.
Fazer a EAD funcionar é um desafio constante, pois
se depararmos para as dificuldades desistiremos imediatamente por isso que
devemos olhar para os benefícios que ela nos traz para a educação. Pois a EAD é
uma possibilidade de formar, é a possibilidade de levar a diferentes lugares
uma educação de qualidade, principalmente no interior, é possibilitar que o
trabalhador que não tem tempo para frequentar um curso presencial tenha acesso
a essa educação, porém para que isso deixe de ser uma possibilidade e passe a
ser realidade, faz-se necessário que o aluno se conscientize que só depende
dele, entenda a importância que a EAD tem, pois um aluno de EAD precisa ser
disciplinado, organizado e um pouco autodidata, pois ele estuda sozinho, é
orientado, mas estuda só.
Para finalizar o professor nos relata que existe
muitas reclamações dos alunos por meio desse estudo individualizado, eles
chegam aos encontros presenciais e querem aulas e muitas vezes não se
satisfazem com o que é trabalho, porém precisa-se entender que essa é a
proposta da EAD, ela é voltada para aquele aluno trabalhador e que não tem
tempo de frequentar as aulas, conta-nos que existem casos que os alunos pensam
em mudar para a modalidade presencial, porém tem-se uma conversa esclarecendo
as coisas, perguntando qual é a possibilidade desse aluno frequentar aulas, que
horário ele faria isso e logo esse pensamento desaparece, acontece o inverso
também há casos de alunos presenciais mudarem para a distância justamente por
levarem em consideração o fator tempo.
Entrevista
realizada com coordenadora do curso de pedagogia à distancia
Sobre a quantidade de
alunos, a entrevistadora afirmou que o curso atualmente conta com cerca de mil
alunos e que a duração do curso é de oito períodos, ou seja, de quatro anos,
igual ao presencial, mas as vezes eles terminam um ou dois meses após os alunos
da modalidade presencial.
O modelo do curso é
parecido com o presencial e tem a mesma carga de disciplinas, já a diferença do
presencial é que cada disciplina tem três momentos: 30% são presenciais e a
outra parte é acompanhada pelo tutor, este tutor é selecionado por um edital
publico. O tutor tem que ser formado na área e ter especialização.
A respeito das
dificuldades de coordenar um curso a distancia, a entrevistada fala que, por se
tratar de um trabalho que acontece por uma rede de computadores ligada a
internet, a sua qualidade depende da boa funcionalidade desses fatores. Sobre
os benefícios que a educação a distancia trás para a educação de alagoas, ela
respondeu que, um deles, é a possibilidade dos professores se qualificarem e a
ampliação da oferta, e melhorar os índices de educação.
CONCLUSÃO
[1]
Alunas do 5º período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário