quinta-feira, 7 de março de 2013

Entrevistas à coordenadores de curso à distância na UFAL


COMO SER COORDENADOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA
Maria das Graças dos Santos Barbosa[1]
Priscilla Rafaela Zuben de Souza
Roseany Pinheiro Sedrins

RESUMO: Este trabalho surgiu de algumas entrevistas realizadas a coordenadores de curso à distância na Universidade Federal de Alagoas, com objetivo de saber como acontece a organização dessa modalidade no campus, foram realizadas apenas duas entrevistas, através de um questionário abrangendo questões relativas a quantidade de alunos, ao tipo de seleção, a duração do curso, ao surgimento do mesmo, aos pontos positivos e negativos etc. todas essas perguntas tiveram a finalidade de analisar em que situação se encontra à educação à distância na Ufal. Nos resultados, obtivemos que existem cinco cursos que possuem a modalidade à distância, que são: pedagogia, física, matemática, sistema de informação e administração, mas conseguimos entrevistar apenas dois coordenadores.

Palavras-Chaves: Educação à distância  – coordenadores – UFAL.

INTRODUÇÃO
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer um pouco sobre a modalidade de ensino Educação à distância, nos cursos da Universidade Federal de Alagoas, para tanto foram realizadas entrevistas com os coordenadores de cursos de pedagogia e física com perguntas sobre a temática de EAD.  Apesar de ter sido realizada apenas com dois coordenadores, percebe-se como a educação na modalidade à distância tem aspectos parecidos, e essa modalidade de ensino é de grande importância para aqueles que não têm tempo para estudar no modo presencial, facilitando assim, a formação dos mesmos.

 Entrevista com o coordenador de Educação à distância do Curso de Física
Entrevistamos o professor Kléber Cavalcante Serra, coordenador de Educação a distância do curso de física, ele se mostrou muito prestativo em nos fornecer as informações que necessitaríamos, a partir de nossa conversa ele relatou que o curso na modalidade EAD existe para o curso de física desde 2007, surgiu de um projeto elaborado pelo prof. Elton ex - diretor do centro de Educação que o convidou para ser responsável por esse curso, já que não seria legível que fosse proposto pelo CEDU, o professor Kléber aceitou a proposta e a partir daí deu-se inicio a organização da primeira turma.
Nos primeiros anos os alunos para a EAD eram selecionados da mesma forma que os alunos presenciais, através do vestibular, elaborado pela COPEVE, porém atualmente foi modificada essa forma de ingresso no curso, primeiro porque 80 % das vagas estão destinadas aos professores, que por algum motivo atuam na área, mas não possuem a graduação, estes professores se inscrevem na plataforma Lattes e entram automaticamente sem que seja preciso fazer prova. O restante das vagas (20 %) são destinadas aos alunos que apenas terminaram o ensino médio e sentem desejo de ingressarem em uma faculdade a distância, esses alunos passam por um processo seletivo muito simplificado, uma prova com 40 questões de física, português e matemática, porém o que acontece é o seguinte, é muito raro aparecerem professores, normalmente aparecem 3 ou 4 e não preenche os números de vagas, por isso as vagas restantes são remanejadas para os alunos que estão vindo do ensino médio.
Ao perguntarmos quantos alunos há no curso atualmente o professor nos fala que é uma pergunta difícil de ser respondida atualmente, pois existem na média de 90 alunos que entraram em 2007 no curso e que não tem mais condições de passarem, pois ainda permanecem no terceiro ou no quarto semestre, não conseguem mais concluir o curso, pois o curso tem a duração de 04 anos (normal) ou 07 anos (prolongado) e o tempo limite deles ultrapassa esses tempos. Porém dos que frequentam atualmente, ele nos informa que são no total de 130 alunos. Os encontros presenciais acontecem todos os sábados letivos do ano e duram o dia inteiro sendo que são ministradas uma disciplina por turno, duas por dia e cinco disciplinas por semestre.
Ao ser perguntado sobre as dificuldades encontradas em trabalhar na coordenação da EAD, imediatamente ele nos responde que há nenhuma, pois sempre foi uma pessoa bastante articulada, também nos relata que por ter frequentado bastante a CIED sentiu-se bastante familiarizado com o cargo e logo que começou a trabalhar na coordenação convidou duas moças da CIED para trabalhar juntamente com ele, fazendo o trabalho de escritório com ele, logo depois consegue, através de seus contatos, que uma jovem secretária financeira venha trabalhar juntamente com a equipe já formada, com o passar dos anos as duas moças da secretaria saem, porém ele sempre tem o auxilio de bolsista para ajudá-lo nos trabalhos de coordenação.
Todavia, segundo ele, existe muito mais na coordenação de um curso EAD, não é apenas com a organização do espaço que este tem que se preocupar, a principal atenção se dá em torno da evasão dos alunos, perguntamos a ele qual o motivo principal dessa evasão e ele nos responde que se dá devido à falta de mão de obra no mercado, pois um aluno que começa no curso logo consegue emprego e muitas vezes não terminam o curso, o que é excelente pra o empregador deste professor, pois o pagamento é inferior devido este não possuir o diploma.
Outra dificuldade se dá a falta de acesso, em muitos casos, a internet de qualidade, isso ocorre principalmente com alunos do interior, também existe uma série de outras dificuldades como, por exemplo: um aluno do interior necessita uma vez por semana está na cidade polo (Arapiraca e Maceió) para os encontros presenciais isso acarreta uma série de gastos com transporte, alimentação e etc. Além da falta de infraestrutura para os encontros presenciais e a oferta escassa de professores para esta modalidade.
Fazer a EAD funcionar é um desafio constante, pois se depararmos para as dificuldades desistiremos imediatamente por isso que devemos olhar para os benefícios que ela nos traz para a educação. Pois a EAD é uma possibilidade de formar, é a possibilidade de levar a diferentes lugares uma educação de qualidade, principalmente no interior, é possibilitar que o trabalhador que não tem tempo para frequentar um curso presencial tenha acesso a essa educação, porém para que isso deixe de ser uma possibilidade e passe a ser realidade, faz-se necessário que o aluno se conscientize que só depende dele, entenda a importância que a EAD tem, pois um aluno de EAD precisa ser disciplinado, organizado e um pouco autodidata, pois ele estuda sozinho, é orientado, mas estuda só.
Para finalizar o professor nos relata que existe muitas reclamações dos alunos por meio desse estudo individualizado, eles chegam aos encontros presenciais e querem aulas e muitas vezes não se satisfazem com o que é trabalho, porém precisa-se entender que essa é a proposta da EAD, ela é voltada para aquele aluno trabalhador e que não tem tempo de frequentar as aulas, conta-nos que existem casos que os alunos pensam em mudar para a modalidade presencial, porém tem-se uma conversa esclarecendo as coisas, perguntando qual é a possibilidade desse aluno frequentar aulas, que horário ele faria isso e logo esse pensamento desaparece, acontece o inverso também há casos de alunos presenciais mudarem para a distância justamente por levarem em consideração o fator tempo.
Entrevista realizada com coordenadora do curso de pedagogia à distancia
A entrevista foi realizada com a professora e coordenadora de EAD em pedagogia, professora Elza Maria, que nos informou que o curso de EAD existe desde 1998 a partir do primeiro modelo semipresencial, onde o material impresso era de formato mais significativo, porque muitos alunos moravam no interior e não tinham computador em casa, o que dificultava muito nas aulas a distancia, em 2006 com a criação da UAB o curso começou a acontecer online. Com relação à entrada no curso, a seleção de alunos para esta modalidade é realizada através do processo seletivo seriado que é pela COPEVE, mas as provas não são iguais as da seleção presencial.

Sobre a quantidade de alunos, a entrevistadora afirmou que o curso atualmente conta com cerca de mil alunos e que a duração do curso é de oito períodos, ou seja, de quatro anos, igual ao presencial, mas as vezes eles terminam um ou dois meses após os alunos da modalidade presencial.

O modelo do curso é parecido com o presencial e tem a mesma carga de disciplinas, já a diferença do presencial é que cada disciplina tem três momentos: 30% são presenciais e a outra parte é acompanhada pelo tutor, este tutor é selecionado por um edital publico. O tutor tem que ser formado na área e ter especialização.

A respeito das dificuldades de coordenar um curso a distancia, a entrevistada fala que, por se tratar de um trabalho que acontece por uma rede de computadores ligada a internet, a sua qualidade depende da boa funcionalidade desses fatores. Sobre os benefícios que a educação a distancia trás para a educação de alagoas, ela respondeu que, um deles, é a possibilidade dos professores se qualificarem e a ampliação da oferta, e melhorar os índices de educação.

CONCLUSÃO
Dessa maneira podemos concluir que a educação na modalidade à distancia vem ganhando muitos adeptos ao longo dos anos, por possibilitar o acesso dos alunos a uma graduação ou a continuidade dos estudos. Aos poucos esse acesso se torna efetivo nesta universidade, através de alguns cursos. 

[1] Alunas do 5º período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da  UFAL.

















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