Esta postagem foi retirada da revista Nova Escola, é muito importante
quando se refere ao Avaliar na educação infantil, usando o portfólio e mostrando como o ato
avaliativo pode se tornar fonte de aprendizado tanto para os alunos, quanto para
professores. Para os primeiros, no sentido de que eles estão sendo avaliados de
uma maneira processual, e para os professores, quando eles retiram dessa avaliação,
o diagnóstico para continuar sua pratica a partir de um novo planejamento,
visando sempre a melhoria da mesma.
É
importante também que o professor busque meios diversificados para avaliar seus
alunos, e tomem cuidado ao esperar deles algo que os mesmos ainda não conseguem
fazer. Sair do tradicionalismo é preciso, porque a avaliação que se faz dos
alunos nessa fase, pode influenciar muito no seu processo de aprendizagem e de
crescimento. As crianças se sentem interessadas por aquilo que veem sentido,
quando parte da realidade em que elas vivem, no meio em que estão inseridas,
gostam de se divertir, brincar, passear, formam sua personalidade baseados no
mundo ao seu redor, nas pessoas que dão sentido a sua vida.
Cada criança se
desenvolve no seu tempo, e chega na pré-escola com uma bagagem cultural
diversificada, referente o ambiente em que vive. Essas questões dão ênfase à
proposta de trabalhar com os alunos, o portfólio, onde será registrado tudo o
que ocorreu desde a entrada da criança na instituição até o momento de avaliação
final do processo. Portanto os pequenos não podem ser vistos e nem tratados da
mesma maneira, como se todos fossem iguais, haverá momentos em que cada aluno
tem apresentará dificuldades diferentes e o profissional da educação infantil
deve usar diversos materiais para identificar se eles ainda apresentam as
mesmas dificuldades de antes, e o que é preciso melhorar.
Avaliação
Observe como os
pequenos transformam suas hipóteses com base nas experiências da rotina
Possibilite que as crianças descubram coisas novas
e acompanhe como elas reelaboram as próprias hipóteses depois de investigá-las
melhor
Registrar as atividades realizadas em um caderno, anotar as descobertas
e avanços dos alunos e criar um portfólio dos trabalhos realizados, com
fotografias das experiências vivenciadas pelas crianças são excelentes meios de
avaliar as aprendizagens das crianças no eixo natureza e sociedade na
pré-escola. É certamente uma abordagem mais interessante que a tradicional
ficha de avaliação bimestral ou trimestral com uma lista simplificada das
atividades desenvolvidas e classificações como "muito bom",
"razoável" ou "precisa melhorar". Geralmente, esse é um
tipo de avaliação muito vago para a EducaçãoInfantil.
Na hora de avaliar o que os pequenos aprenderam é muito importante
manter o foco nas conquistas de cada criança. Não se deve comparar as
aprendizagens do João às da Maria como se fossem iguais. Na pré-escola, o
desenvolvimento se dá em ritmos diferentes para cada um e isso deve ser
valorizado. Vale recuperar nos registros quais conhecimentos essas crianças
tinham quando chegaram da creche ou sinalizar quando o primeiro contato delas
com a escola foi aos 4 anos, já na pré-escola.
Você pode ordenar os registros e organizar perguntas específicas para
cada um dos blocos mencionados em "o que trabalhar" (item 3 deste roteiro): a vida em sociedade, a
valorização de diferentes culturas e tradições, a exploração de objetos e dos
espaços, a compreensão de fenômenos naturais e o contato com diferentes animais
e plantas.
Algumas perguntas que podem te ajudar a sistematizar a avaliação são: a
criança é observadora e faz perguntas sobre objetos, situações e fenômenos
observados? Ela fala sobre as experiências vividas no ambiente familiar? Sabe
reconhecer e nomear os animais? Ajuda os colegas a cuidar das plantas da
escola? Reconhece e consegue dar explicações, a seu modo, para os fenômenos
naturais? Essas explicações se tornaram mais lógicas ao longo do ano? A criança
se interessa pelas atividades de pesquisa e de exploração propostas?
Vale lembrar que as aprendizagens das crianças serão mais ricas se você
oferecer a elas boas oportunidades de
experimentar e descobrir coisas novas. Tenha isso em mente na hora de fazer o
planejamento anual.
Para saber mais, leia a reportagem Melhor que boletim, sobre a avaliação na
Educação Infantil.
Referência: disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=6. Acesso em: 01 de março de 13.
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